Episódio 5 – “Memórias do 25 de abril na Guarda”

Convidado:Dr. José Relva
“As novas gerações estão afastadas e desconhecem o que foi o 25 de abril.”
“O 25 de abril foi uma época de alegria, pois apercebi-me que a mudança ia ser radical.”
“Não devemos esquecer os portugueses que estiveram presos e os tempos difíceis sem liberdade, durante os quais qualquer pessoa podia ser perseguida e acusada.”
“A Democracia e a Liberdade são para construir todos os dias.”
(José Relva)
José Relva nasceu em Ançã-Cantanhede, em 25 de setembro de 1949. Licenciou-se em Direito, em Coimbra, em 1973. Foi Magistrado do MP de 1973 a 1978; Notário de 1978 a 1982 e de 1995 a 2019; Dirigente da ARS da Guarda de 1986 a 1995. José Relva é advogado e atualmente Presidente da Assembleia Municipal da Guarda.
Este episódio de podcast relaciona-se com os trabalhos desenvolvidos na Oficina de História da Guarda, iniciativa dinamizada pelo Centro de Estudos Ibéricos e orientada pela Professora Rita Costa Gomes. Construímos um conjunto de episódios dedicados à memória coletiva do 25 de Abril na Guarda. Pretendemos mostrar, em diferentes episódios, emitidos nos dias 25 de cada mês, a perspetiva que o povo da Guarda teve deste acontecimento nacional que mudou o regime e as transformações sentidas a nível pessoal e social há 50 anos. Nós somos a Anabela Matias, a Cláudia Guedes e o Tiago Tadeu e este é o nosso contributo para a permanência da memória.